Serviços

EXAMES CARDIOLÓGICOS

ELETROCARDIOGRAMA
O eletrocardiograma (ECG) é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em checkups preventivos solicitados pelo cardiologista. O objetivo é ver se há alguma falha na condução elétrica pelo coração. Ou seja, se existem bloqueios ou partes do músculo que não estão se movendo como deveriam, o que pode sinalizar problemas cardíacos. Esse exame é muito utilizado para flagrar taquicardias ou bradicardias, quando o peito bate rápido ou devagar demais, respectivamente. Mas é um teste inicial. Ou seja, ele aponta possíveis suspeitas, que devem ser confirmadas com outros exames.
ECOCARDIOGRAMA
A ecocardiografia ou ecocardiograma é um exame usado para o diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração, baseados no uso de ultrassom. Este exame é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco, insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras. A ecocardiografia apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, podemos identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.
ECOCARDIOGRAMA DE STRESS
Ecocardiograma sob estresse ou eco-stress é um exame utilizado usado para medir a capacidade do coração de se adaptar a um stress externo em um ambiente clínico controlado, monitorado pelo ultrassom. Tal estresse pode ser reproduzido através de esforço físico ou por estímulo farmacológico pelo uso de drogas específicas. Em seguida, obtém-se imagens do coração por ecocardiografia. Dessa forma, é possível realizar uma avaliação comparativa do funcionamento do miocárdio durante o repouso e o estresse, facilitando assim a constatação de algumas doenças cardíacas, principalmente as doenças responsáveis pela angina, o infarto do miocárdio e até a morte súbita.
DOPPLER DE CARÓTIDAS E ARTÉRIAS VERTEBRAIS
As artérias carótidas e vertebrais são vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. A obstrução desses vasos por placas pode levar à isquemia cerebral, cuja principal manifestação é o acidente vascular cerebral (AVC). O exame de Doppler de carótidas e vertebrais tem como objetivo identificar e quantificar o estreitamento do vaso causado pelas placas ateroscleróticas. O exame também é indicado para avaliar a espessura da parede da artéria carótida, que é um parâmetro de avaliação indireto de como se encontra a circulação coronariana (do coração). Portanto é um marcador indireto de doença cardiovascular. Também é o principal exame de controle de evolução e seguimento após a realização de procedimentos cirúrgicos nas artérias carótidas e vertebrais, tais como a endarterectomia e a angioplastia.
HOLTER
O Holter de 24 horas é um tipo de eletrocardiograma que é realizado para avaliar o ritmo do coração num período de 24, 48 ou 72 horas. Geralmente, o exame Holter de 24 horas é solicitado quando o paciente apresenta sintomas frequentes de palpitações, tonturas, desmaios, e falta de ar, que podem indicar alterações cardíacas.
LOOPER (Monitor de Eventos Externos)
O monitor de eventos tem por objetivo aumentar a precisão diagnóstica desses sintomas pouco frequentes (semanal, mensal ou até anual). Dois métodos de monitorização eletrocardiográfica prolongada estão disponíveis no mercado: o monitor de eventos externo e o monitor de eventos implantável. O Looper externo é um aparelho que, como o Holter, é ligado ao tórax do paciente para coletar o sinal eletrocardiográfico. O monitor é de pequeno porte e fácil manipulação. Três eletrodos são utilizados e conectados ao gravador por meio de um cabo. O paciente é orientado a permanecer com o aparelho o maior tempo possível – retirando apenas para o banho. O sistema coleta e transmite automaticamente um eletrocardiograma, com duração de sete segundos, a cada 60 minutos. Caso o paciente apresente algum sintoma ele deverá apertar um botão na base do aparelho. Será, então, enviado mais um registro eletrocardiográfico - esse com 45 segundos de duração, sendo 15 deles registrados imediatamente antes do acionamento do sistema.
MRPA
A Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) é uma técnica na qual você deverá realizar medidas da pressão arterial em casa e levará os resultados ao seu médico. O ideal é utilizar um aparelho de pressão automático de braço. Utilize um manguito (a borracha que reveste seu braço) de tamanho adequado. As medias da pressão arterial devem ser feitas: De manhã, antes das suas medicações, por três vezes. Dê um minuto de intervalo em cada medida. Escolha o braço que lhe for mais confortável. De noite, antes das suas medicações (caso tome algum remédio à noite). Dê um minuto de intervalo em cada medida.
MAPA
O exame de M.A.P.A. (Monitorização ambulatorial da pressão arterial ) é utilizado como ferramenta para diagnóstico da Hipertensão Arterial Sistêmica ou doença da Pressão Alta. Pode também ser utilizado para avaliar se um determinado tratamento medicamentoso para hipertensão está sendo eficaz, ou se há necessidade de ajuste da dose ou associação de algum outro medicamento hipotensor. Ele é capaz de avaliar a pressão arterial de um paciente ao longo de 24 horas.
TESTE ERGOMÉTRICO
O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. É um exame muito importante na avaliação de dor torácica, na avaliação da aptidão física, do condicionamento cardiovascular, e ainda avalia arritmias induzidas ou exacerbadas pelo esforço.
TILT TEST
O Teste de inclinação ortostática - tilt table test - é um método desenvolvido para testar como seu corpo regula a pressão arterial em resposta a mudanças de posição, ou seja, como sua pressão arterial se adapta ao estresse da gravidade. O Tilt Test está indicado para esclarecimento diagnóstico de tonturas e de perdas súbitas e transitórias de consciência, denominadas síncopes e conhecidas, popularmente, como desmaios. Com esse procedimento podem-se detectar disfunções no sistema cardiovascular (disautonomias) que acarretam quedas indesejáveis da pressão arterial e da frequência de batimentos cardíacos, levando à perda de consciência por diminuição da circulação cerebral. Após a introdução deste método diagnóstico na prática clínica cardiológica, a maioria dos desmaios de origem não explicada passou a ser esclarecida e os pacientes passaram a ser tratados adequadamente.

ESPECIALIDADES MÉDICAS

ARRITIMOLOGIA
A arritmologia é uma subespecialização da Cardiologia que tem como enfoque realizar o diagnóstico da arritmia, sua prevenção e também o tratamento médico para evitar que ela atrapalhe a vida do indivíduo ou paciente passando pelo tratamento.
CARDIOLOGIA
Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.
CLINICA MEDICA
A Clínica Médica é a especialidade da Medicina focada no diagnóstico e tratamento clínico das patologias em adultos, ou seja, sem cirurgia.O médico desta especialidade é responsável por avaliar o paciente de maneira completa e está apto a resolver a maioria das enfermidades, além de gerenciar o cuidado do paciente indicando o especialista adequado, caso haja necessidade.
CIRURGIA APARELHO DIGESTIVO
Uma das principais especialidades médicas é a Cirurgia do Aparelho Digestivo , que cuida de todo o nosso sistema digestório. Isso inclui o esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, toda a extensão dos intestinos, além de realizar cirurgias como retirada de vesícula, hérnias e pequenos procedimentos.
DERMATOLOGIA
A Dermatologia é uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. É também especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos, oncológicos.
ENDOCRINOLOGIA
Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.
GINECOLOGIA
A ginecologia é a especialidade da medicina dedicada aos cuidados do aparelho genital feminino. Os ginecologistas são portanto os especialistas que tratam de todas as questões relacionadas com o útero, a vagina e os ovários.
PSIQUIATRIA
A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional. Como a depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar entre outros. O principal objetivo deste profissional da saúde mental é aliviar o sofrimento trazendo bem-estar psíquico aos seus pacientes.
PEDIATRIA
A Pediatria é a especialidade da Medicina que estuda, trata e acompanha o ser humano desde o nascimento até a adolescência, ou ainda antes dele, na fase perinatal, quando há necessidade da intervenção pediátrica.
PSICOLOGIA
Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.
Enviar
1
Posso ajuda-lo?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by